quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Jogo de Cena


Ontem assisti o mais recente filme do Coutinho, "Jogo de Cena", e me emocionei bastante. É impressionante como o diretor consegue, em cada novo trabalho, se auto-renovar e nos desencadear emoções e reflexões que nos proporcionam diferentes olhares para o mundo. Eduardo Coutinho, que já fez tantos filmes bons, como "Edificio Master" ou "Cabra marcado para morrer", agora nos presenteia com mais uma obra que nos faz pensar a realidade e o comportamento humano de forma profunda e delicada.

Em "Jogo de Cena", ele construi uma mistura de realidade e ficção na tela. Sendo que logo no inicio do filme, ele apresenta a própria proposta do longa, estampado num muro de rua um cartaz com a seguintge mensagem: "CONVITE: Se você é mulher com mais de 18 anos, moradora do Rio de Janeiro, tem hístorias pra contar e quer partcipar de um documentário, procure-nos", dando dois telefones para contato".
A partir dos telefonemas das interessadas e uma seleção das mesmas, Coutinho estrevistou e filmou exentricas mulheres, ou comuns, depende do ponto de vista, num teatro do Rio de Janeiro.
Com muita fidelidade ao enunciado fílmico em questão, Coutinho fez um "Jogo de Cena" muito bem montado, contendo grandes historias, de grandes mulheres. Articulando e intercalando, entre cenas em que as mulheres selecionadas contam suas historias, atrizes convidadas para interpretar o papel de algumas das historias de outras das selecionadas. Porém, o mais bacana desse "jogo", é que chega um momento em que o espectador pode se confundir quem é a dona da historia real e quem é a interprete. Uma porque algumas das atrizes contam algumas de suas próprias historias, e outra porque algumas atrizes não são tão conhecidas pelo publico. O que acaba proporcionando um entretenimento a mais ao publico, pois quando o espectador começa a perceber o jogo, é estimulado a tentar descobrir de quem é a historia, quem é a atriz, e de quem é o depoimento, mesmo que todos esses venham de depoimentos reais.

Enfim, a partir de uma proposta inovadora e extremamente original, "Jogo de cena" coloca o espectator frente a historias marcantes que, além de que poderiam sugerir diferentes roteiros para produzir dignos longa-metragens baseados em cada uma delas, estimulam-os a relacionar e perceber a vida das mulheres contadas na tela às próprias vidas. Uma obra que nos faz pensar tanto o mundo que vivemos quanto nossas trajetorias dentro dele.

0 comentários: