sábado, 21 de março de 2009

Tropa de Elite : O cinema como Obra Aberta

A Obra Aberta e o Cinema.

Segundo Humberto Eco: "a obra aberta seria a incorporação intencional da ambigüidade no processo de criação." A obra em movimento (cinema) é aquela que deixa ao interprete a possibilidade de escolher dentre as seqüências possíveis. Comunicar algo diverso do que se pretende é possível em qualquer modalidade de comunicação e o ruído é um fato.

O meio (cinema) é aparentemente aberto, mas pode dificultar a criação artística porque se submete as mais variáveis interpretações do fruidor em meio à sociedade, cultura e “visões” dos mesmos ao interpretarem a obra e os temas que a mesma aborda.

Alem de entreter o espectador, a obra “aberta” possui caráter critico e questionador intencionado a gerar opiniões próprias do interprete, esboçando-se como uma realidade “paralela” que nos leva a pensar e refletir a mesma abertamente.

A obra aberta, mais do que qualquer atribuição, pode ser concebida e mostrada na mídia, devido liberdade de criação e expressão que se tem hoje na sociedade, o que muitas vezes, resulta por contradizer certos valores e inclusive leis sociais, adquirindo poder ambíguo na fruição do interprete.

O diretor de uma obra cinematográfica não pode ter segurança de que sua mensagem será interpretada pelo público na exata forma com a qual gostariam, e o resultado disto é evidente: as informações e ruídos exibido nas “películas” são qualitativamente idênticos.



Tropa de Elite enquanto Obra Aberta

Alem do desejo de realizar a obra em si, os criadores e idealizadores de “Tropa de Elite”, encabeçados pelo diretor “José Padilha”, buscaram chamar atenção do publico para o holocausto social nas favelas do Rio de janeiro, gerando atenção, opiniões e questionamentos e discussões sobre os temas abordados.

O filme foca-se na violência, na deficiência do sistema policial, no combate ao trafico de drogas, e nas corajosas e arriscadas tentativas de voluntários na implantação de um sistema educacional e cultural que traga novos referenciais, valores, informações e oportunidades para quem vive nas favelas.

Analisando Tropa de Elite, percebe-se que, por se tratar de uma obra aberta, pode ser fruído em diferentes perspectivas porem, pela capacidade de analise de muitos jornalistas e o filme explorar um tema tão atual e evidente no momento em que foi veiculado, não foi recebido ou aceito por todos nessa perspectiva. A repercussão após o lançamento do filme gerou grande polemica na mídia, o que era intencionado e já esperado, entretanto, questionando muito mais o posicionamento de seus criadores na autoria da obra, do que a situação real do tema ilustrado, quando na verdade, o filme é uma obra de ficção que imita, não de forma verossímil, mas sim através de um roteiro inventado: uma tragédia inspirada na realidade cotidiana que tem o intuito de levantar questões problemáticas da sociedade que induzem o espectador a criar opiniões que reflitam o caos urbano nas periferias brasileiras.

O filme sim, foi inspirado em fatos que acontecem nas favelas do Rio de Janeiro, porém, o maior erro de parte da critica, foi o de “concluir” precipitada e erroneamente que a ideologia e o comportamento de seus personagens (como por exemplo: o protagonista “Capitão Nascimento”) com o de seus criadores (“José Padilha”). Alguns críticos, ignorantes na leitura e julgamento de uma obra de arte como a em questão, foram capazes de dizer que, José Padilha, fazia apologia ao fascismo, confundindo a capacidade poética do criador, com o protagonista de seu filme. Obs.: Isto seria como dizer que “Francis Ford Coppola” é Don” Vito Corleone, o que então estaria fazendo apologia a “Máfia”.

Portanto, considerando as inúmeras mediações que regem em cada espectador na fruição de um filme, relativos às suas respectivas culturas, conhecimentos, experiências e preconceitos, “Tropa de Elite” fatidicamente não tende a ser interpretado da mesma maneira por todos, mas por ser uma obra aberta, gera as mais variáveis interpretações, opiniões e posicionamentos diante do tema abordado. Porem, a maior repercussão do filme foi em relação ao posicionamento de seus criadores, e não a mensagem e as questões sociais que os próprios almejavam levantar. Entretanto, devido à enorme quantidade de espectadores e a atenção gerada na mídia, a veiculação do filme pôde abrir grande discussão sobre os temas abordados, o que desencadeou, mesmo com o ruído, que os objetivos de seus criadores também fossem atingidos.

Cruzando o conceito de obra aberta com Tropa de Elite

Se examinarmos Tropa de Elite, "encontraremos uma concepção da ficção como exposição da problemática de determinadas situações de tensão; propostas essas situações­ ­­­– segundo fatores sociais conhecidos, a obra apresenta-se de forma ilustrativa, estranhada, os fatos a observar, não elaborando soluções. Cabendo ao espectador então, tirar conclusões critica daquilo que viu, numa situação de ambigüidade concreta da existência social como choque de problemas não resolvidos, para os quais é preciso encontrar uma solução". A obra “aberta” como é abertura de um debate: a solução é esperada e auspiciada devendo brotar ajuda consciente do público. A abertura faz-se instrumento de pedagogia revolucionaria.


*

Referencias: Apocalipticos e Integrados - Humberto Eco.