domingo, 16 de novembro de 2008

Vicky Cristina Barcelona



Considerado por muitos criticos, jornalistas e inclusive pelo proprio Woody Allen, parte de uma nova fase em sua trajetoria cinematografica, seu ultimo filme, "Vicky Cristina Barcelona", reflete novos olhares e interesses do cineasta, em que, "Match Point", "Scoop" e "Sonho de Cassandra" também fazem parte da mesma. Entretanto, sem perder a essência da maioria de seus filmes anteriores, em que, costumamente referencia conflitos psíquicos humanos.
A historia baseia-se na trajetoria de duas lindas e jovens americanas -muito amigas e com muito em comum, exceto na maneira de encarar o amor e os relacionamentos-, que vão passar as ferias de verão em Barcelona (Espanha) em busca de inspiração e referências profissionais e existenciais.
Vicky (Rebeca Hall) é uma jovem muito recatada que, noiva de um americano conservador com idade próxima a sua, foi em busca de estudar a cultura catalã com foco nas obras do arquiteto Gaudi. Já Cristina (Scarlet Johanson), moça sexy, aventureira, e apaixonada por artes, está em Barcelona atrás de inspirações que possam despertar seu lado criativo - a fim de descobrir em si mesma - formas para expressar seus anseios, em arte.
Diferentemente fase antiga, como em "Hana e sua irmãs" ou "Manhatan", em que W.A. escolhia locações extremamente urbanas, e, quase sempre em Nova York, "V.C.B" é passado quase todo no campo e espaços tranquilos na cidade de Barcelona. Sendo que a maior parte do filme acontece, ou na casa de Juan (Javier Barden), um artista renomado e extremamente galanteador que se envolve mexe com os sentidos carnais e intelectuais de Vicky e Cristina, ou em sua cidade natal (Oviedo), onde as americanas o acompanham para uma envolvete e sensual jornada no intuito de desfrutar da natureza, boa gastronomia e bons vinhos.
Entretanto, o grande destaque do filme é a atuação de Penélope Cruz, que interpreta "Maria Elena", a ex-mulher de Juan. A personagem de Penélope, além de ser uma chama a mais para o filme, funciona com elemento essencial para despertar a maioria das intrigas, desejos e revelações nos outros personagens, o que da uma apimentada no filme.