domingo, 5 de outubro de 2008

“300 Spanish Design”.

Exposição “300 Spanish Design” no Sesc Paulista, trás obras de Dali, Miró, Picasso, Gaudí, Mariscal e outros.

Organizada pela Sociedade Estatal para a ação Cultural no Exterior (SEACEX), e produzida pela Sociedade Estatal para Exposições Internacionais (SEEI), a mostra, que já foi exibida em: Saitama (Japão), Lisboa (Portugal), Atenas (Grécia), Xangai e Pequim, na China, e recentemente no Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (Ce-Brasil), agora chega a São Paulo reunindo 300 obras de artistas espanhóis produzidas durante o século XX.

Com curadoria do arquiteto Juli Capela, a exposição, que acontece entre 5 de setembro de 2008 a 11 de janeiro de 2009, apresenta: 100 cadeiras, 100 luminárias e 100 cartazes dos últimos 100 anos da historia espanhola. Trata-se de um passeio pelos mais diversos estilos: Modernismo, Funcionalismo, Organicismo, Pós-Modernismo, Minimalismo, que esboçam não apenas peças que representam o passado vanguardista do design espanhol, mas um futuro promissor de um país líder na criação e na inovação artística.

Na presente exposição pode-se contemplar obras de notórios criadores como Miró, Dali, Picasso, Gaudí ou Mariscal. Para a mostra no Brasil, o curador afirma que foram incluídas peças mais recentes, novos achados históricos e diversos outros objetos do design espanhol. Entre as criações expostas, o publico tem a oportunidade de ver ilustres obras como a cadeira dourada de salto alto de Dali, a belíssima “Calvet” de Gaudí, a capa original do livro “Bodas de Sangue” de Frederico Garcia Lorca feita - criada por Josep Guinovart, ou a luminária Batata; amostras do poder criativo do desenho espanhol nas áreas de mobiliário, design gráfico, e luminárias. Todas reunidas num espaço de mil metros quadrados distribuídas pelo térreo, terceiro e quarto andares da unidade.


Serviço:

Sesc Av. Paulista
De 05/09/2008 à 11/01/2009
Terça a Sexta das 13h às 21h
Sab, Dom e Feriados das 11h às 19h
website: www.sescsp.org.br